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Novidades Positivas

Você sabia que é possível elaborar receitas deliciosas, como sopas, bolos, suflês e sucos, utilizando restos de alimentos que geralmente são descartados?

verdurasSegundo estudos apontados pela Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (Ufba), estima-se que 30% da produção mundial de alimentos é desperdiçada devido às falhas no sistema de colheita, transporte, armazenagem e comercialização.

Para poupar, o segredo é não descartar o que é comprado. Além de gostosas, receitas com cascas de frutas, folhas e talos de legumes também fazem bem à saúde, pois são nas cascas e talos que se concentram a maior parte dos nutrientes contidos nos alimentos.

Aprender a reaproveitar os alimentos é muito simples e traz uma economia significativa no fim do mês.Veja algumas dicas de como você pode reaproveitar os alimentos na sua casa!

Bolinhos de casca de batata
Ingredientes: 2 xícaras de casca de batata cozidas e batidas, 2 xícaras de farinha de trigo, 2 ovos, 2 colheres de salsinha picada, sal,1 colher (sobremesa) de fermento em pó, óleo para fritar.
Modo de preparo: Ferva as cascas de batata e bata no liquidificador. Coloque a massa numa tigela, acrescente os ovos, a farinha, o sal e o fermento. Misture bem. Aqueça o óleo e frite os bolinhos às colheradas.

Doce de casca de maracujá
Modo de preparo: Lave 6 maracujás e descasque-os, deixando toda a parte branca e dura na água. Deixe de molho de um dia para outro. Escorra, coloque em uma panela com 2 xícaras de açúcar e 3 xícaras de água. Deixe apurar. Se desejar, acrescente canela.

Dicas para o dia a dia
Confira outras sugestões que podem ser adaptadas às suas receitas:

– As folhas de couve-flor, de beterraba e de cenoura são muito ricas em nutrientes e ficam deliciosas quando refogadas ou utilizadas em recheios de tortas;

– Os talos de agrião e de espinafre contêm muitas vitaminas. Experimente picá-los e refogá-los;

– As folhas de nabo e rabanete têm maior concentração de carboidratos, cálcio, fósforo e vitaminas A e C do que a sua própria raiz. Utilize-as em saladas e sopas;

– Sobrou peixe cozido do almoço do fim de semana? Guardado na geladeira, dura de 1 a 2 dias, mas se armazenado no freezer pode durar de 2 a 3 meses. Evite o desperdício! Ao congelar um alimento você garante sua durabilidade, qualidade e sabor.

Gostaria de saber mais sobre o tema? A ONG Banco de Alimentos realiza ações e eventos que tem como objetivo a conscientização e o recolhimento responsável de alimentos às instituições carentes e, além disso, publica esporadicamente dicas interessantes sobre o reaproveitamento de alimentos.

Adote mais essa atitude positiva! Passe essa ideia adiante!

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Por Porto Seguro Arquivado em: Educação e Cidadania,Meio ambiente,Porto Seguro tags: Comments (2)

2 respostas para “Reaproveitamento de alimentos”

  1. Iran Almeida disse:

    Gostaria de receber novidades de reaproveitamento

  2. amei sisplemente achei legal

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